Dama de Honra Grande: Demoiselle

Oi amadas!!!! Está cada vez no gosto das noivas brasileiro o usa das Damas Adultas, junto com damas pequenos, ou no lugar delas! rs Eu mesma sou uma noiva que quero ser adepta de ter Damas Grandes (e quando eu falo grande, podem ser adolescentes e adultas), pois tenho pessoinhas fofas e que amo muito, e quer quero no papel de minhas daminhas! Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, isso já é costumo centenário, e lá esta figura feminina que ganha destaque por sua importância e tradição nas cerimônias de casamento, é chamada de a demoiselle. O nome vem do francês e significa “moça”, “donzela” ou “libélula” e serve para designar a dama de honra adulta ou adolescente que acompanha a noiva até o altar auxiliando-a em tudo o que for preciso para garantir que ela esteja sempre impecável. Pode ser uma única dama ou mais, a noiva é quem decide. Outro termo bastante utilizado é bridesmaids, que se refere às madrinhas do casamento.

Essa tradição surgiu na antiguidade a partir de uma lenda segundo a qual a presença de outras mulheres vestidas de forma parecida com a da noiva e acompanhando-a até o altar servia para confundir os espíritos ruins sobre quem de fato seria a noiva, afastando assim toda inveja ou mau olhado que pudesse se abater sobre ela no dia de seu casamento. Veja uma de nossas postagens sobre o tema: Daminhas e Pajens

O estilo do casamento define a ordem da entrada das demoiselles na igreja. Em alguns casos, elas entram antes da noiva com seus respectivos pares junto com o restante do cortejo, mas também existem cerimônias em que a damas de honra entra logo atrás da noiva segurando o seu véu, como ocorreu no mais comentado casamento do século, o da princesa Kate Middleton, em que a sua irmã Pipa foi a responsável por entrar com ela na igreja, segurar e ajeitar o véu.


No Brasil, as noivas estão a cada dia mais procurando novas alternativas de transformar o rito tão tradicional em algo surpreendente, por isso as demoiselles começam a conquistar espaço nas cerimônias sob novos moldes.

Muitas noivas não abrem mão dos pequenos pajens e damas de honra. De fato não há como negar a graciosidade de ver os pequenos entrando na igreja, mas quem pretende incluir as demoiselles e manter os pequenos, deve ficar atenta ao número de pessoas do cortejo para não torná-lo longo demais e desgastante para os convidados e, principalmente para não lotar o altar.

O charme das demoiselles fica por conta do figurino. Em conjunto com a noiva elas devem definir os modelos, cumprimentos e as cores dos vestidos. Existem casos em que as cores dos trajes das damas adultas são diferentes, mas sempre em tons bem próximos uns dos outros. Entretanto, na maior parte dos casos os vestidos são da mesma cor, diferenciando-se sutilmente no modelo, apenas por detalhes como alças, laços, cortes e comprimentos para atender aos variados gostos, mas isso também fica a critério da noiva. Os tons pastel como o pêssego, coral claro e o rosa são os mais utilizados, até pelo fato de um dos significados ser libélula, mas noivas mais ousadas permitem tons de roxo, vermelho e até de preto. A cor fica a critério da noiva escolher!

O buquê das demoiselles também não pode ser esquecido. Ele até pode ser parecido com o da noiva, mas sempre deve ser menor. Quanto à maquiagem e aos penteados das demoiselles, a ideia é que sejam simples e nada exagerados, pois em hipótese alguma elas podem chamar mais atenção que a noiva. A escolha de uma ou mais demoiselles é uma prova de carinho, amizade e sobretudo de confiança. 

Bem por hoje é isso meninas, boas inspirações! Beijocas






 



 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recado, vou adorar l!!!!


topo