Almoço ou Jantar à francesa


Entre os tipos de serviços de buffet para casamentos realizados no mundo o inteiro está o de almoço ou jantar a francesa.


No cardápio, o almoço à francesa é uma ótima opção quando se tem poucos convidados. 


O almoço ou jantar à francesa consiste em um almoço em que todos os convidados ficam sentados à mesa e toda a movimentação de comidas e bebidas são feitas por garçons para que ninguém precise se levantar.Este formato de refeição é inspirado na realeza, onde o rei recebia seus convidados em grandes mesas e com bastante fartura.


Neste caso a mesa já está posta e montada quando os convidados chegam, com talheres, taças, copos, pratos, guardanapos e etc. Segue abaixo uns modelos de como montar essa mesa:




O formato Tradicional, diz, que para a disposição dos convidados, o lugar de honra é sempre à direita dos noivos, que deverão estar sentados no centro da mesa, um de frente para o outro. Podem também optar por sentar-se nas cabeceiras, embora esta disposição não seja de origem francesa, e sim inglesa. Contudo, o formato mais popular no Brasil é os noivos sentarem um ao lado do outro mesmo. 




É importante deixar próximo as pessoas que tenham afinidade entre si, para que consigam conversar, não criando um clima chato em que ninguém fala com ninguém porque não conhece, ou porque não têm intimidade suficiente para isso. Tente não colocar casais lado a lado, e sim um de frente para o outro. A decoração da mesa deve ser baixa, justamente para permitir essa maior comunicação entre todos.


O formato da mesa também é importante, o tradicional seria uma mesa só, em formato retangular de comprido. Entretanto, como muitos casais aqui no Brasil tem adotado esta opção de serviço de Buffet, porem, com muitos convidados, isso fica inviável, então tem se trabalhado por aqui, com mesas redondas, ou mesas menores.


Para os casamentos no verão, os pratos podem ser mais leves. Não inclua no cardápio comidas que contenham ossos e espinhos, por exemplo, a não ser que você queira deixar seu convidado concentrado demais no que está comendo. Isso não é elegante!


Mas atenção, o casamento com almoço ou jantar à francesa costuma sair mais caro ao bolso, visto que é preciso ter uma equipe de apoio maior. 


Para os casamentos ao ar livre, tome o cuidado de verificar se o local oferece proteção contra chuva, iluminação direta do Sol e ventanias.


Detalhe: Não vai pensando você que este tipo de serviço é apenas para os que têm condição luxosa não, existem opçoes e formas de preparar uma mesa para este formato, sem gasta muito e que ficam uma graça.


Se deliciem!
Alias, este post de hoje está me dando uma fome... (rs) preciso de uma pausa para lanchar!!! Urgente!




























Um beijo, boa terça feira.
Fique com Deus!


Lorena Hombre Dias
Cerimonialista e produtora
E VIVA OS NOIVOS!

1 comentários:

Sandressa disse...

Mais de 10 mil visitinhas, que sucesso! E olha que vc so tem 4 meses de vida!!! Parabéns Lorena, um super beijo!

Postar um comentário

Deixe seu recado, vou adorar l!!!!


topo