Como calcular quantidade de comida e bebida na sua festa?

Docinhos, salgadinhos, bebidas, garçons... Saiba como fazer o cálculo para não deixar faltar nada na sua festa!


Você vai organizar uma festa! 
Certo, isso já sabemos... Será casamento ao ar livre? Noivado


Antes de começar a preparar uma festa é preciso saber: quantas pessoas vão participar do evento? Qual é a idade desses convidados? A partir destas informações vamos colocar a mão na massa e começar a produção de nossa festa!

:: Comidas

Dica 1:
Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.
Dica 2: Confira a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo bem mais do que as mulheres.

Canapés e Salgadinhos:
Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.
Entradas e Pratos Quentes: A conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.

comida
Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.
Churrasco: 350 gramas de carne por pessoa, 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 150g de feijão tropeiro por pessoa, 100g de aroz/farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne. 


Pedaço de pizza: (estilo buffet de pizza, o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família): 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.
Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante); 300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.


::Doce

Doces:
Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.A média é pelo menos de 6 a 10 doces por pessoa. Pois muitos convidados gostam de levar para comer em casa no dia seguinte!

Chocolateria Brasil - Vitória ES

Bem Casados: A teoria é "um para cada um”, mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.
Super novidade: Bem casados no copinho, By Rúbia Bem Casados!!!

Bolo: Calcule 60 gramas por pessoa (quando voce oferece outras opçoes de doces, como os bombons e bem casados), mas apenas para 50% a 60% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.Se for servir o bolo como único doce da festa, opte por 150g por pessoa.





::Pratos, copos e guardanapos

Pratinho e garfo descartável (para bolo): 2 por pessoa.
Copo descartável: 5 por pessoa.
Guardanapo: 50 unidades a cada 10 pessoas.


:: Bebidas

Dica 1:
Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar. 
Dica 2: A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.
Dica 3: Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Não Esqueça: O mais importante aqui é a qualidade, afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água. 

Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigenrantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.
vinho
Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel. 

Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde. 

Uísque: 1 garrafa para 6 pessoas.
garcom 
Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 2 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Garçons: calcule 1 garçom para cada 25 convidados em coquetéis e 1 garçom para cada 15 convidados em jantares onde os convidados ficam sentados.


:: Como escolher o local
 
Sabemos que existem muitas alternativas de chácaras e salões de festas para locação para todo o tipo de evento. São inúmeras opções que variam de acordo com a quantidade de pessoas, idade, tipo de festa e a quantia que pretende gastar, já que cada tipo de evento exige uma série de características relacionadas ao próprio evento. A seguir algumas dicas importantes para fazer a escolha certa:

- Não deixe a escolha do salão de festa para última hora! Nos períodos de alta temporada e feriados as melhores chácaras costumam ser alugadas com até seis meses de antecedência. Antecipe a sua reserva e garanta a escolha das melhores opções.

- Localização: Pergunte ao proprietário sobre a localização precisa do espaço para evento, inclusive as condições de acesso ao local (estradas), pontos para referência e infra-estrutura da região, como padarias, mercados, farmácias, bem como as condições de segurança. Agende sempre uma visita!

- Para quantas pessoas? Respeite o número de pessoas comunicado no ato da locação. É comum ficar uma lista na portaria com o nome e o número da identidade das pessoas que irão ocupar o imóvel alugado. Visitantes excedentes muitas vezes são barrados já na entrada.

- Contrato, proteção para as duas partes: Mesmo se tratando geralmente de períodos curtos, é comum elaborar-se um “Contrato de Aluguel” e “Laudo de Vistoria” que detalhe tudo o que foi tratado verbalmente ou por e-mail durante a reserva do imóvel. Embora o ideal seja um contrato detalhado, na grande maioria dos casos costumam ser utilizados, com eficiência, documentos mais simples, nos quais devem constar pelo menos as datas de início e término da locação, o preço, o local do imóvel e a descrição dos bens que o guarnecem.

- Permite animais? Pensa em levar seu cão ou gato? Verifique antes se é permitido levar animais de estimação.

Segurança no seu evento
Independente do estilo da comemoração, a contratação de segurança para festas é uma alternativa segura e que demonstra preocupação dos anfitriões em relação aos convidados. Inclusive, o valet park também garante mais conforto, porque ninguém precisará se preocupar em estacionar seu automóvel e ainda curtir com calma a festa. Outro detalhe é que seguranças de ambos os sexos é o mais indicado, pois a ala feminina será revistada por mulheres e a ala masculina por homens.

Fazemos o cálculo de 1 segurança para cada 50 convidados.

Bem, por hoje é isso! Beijo beijo e até logo!

2 comentários:

Sandra Mara disse...

Oi Lorena, seu trabalho está demais, agora tb com blog nao é?! Parabens, estou adorando ver posts novos sempre!!!! Um abraço cheio apertado pra voce e sua equipe, SANDRA

Unknown disse...

faz o calculo pra min pra 120,00 pessoas,

Postar um comentário

Deixe seu recado, vou adorar l!!!!


topo