ARTE EM CONVIDAR

Qual o tempo certo para entrega dos convites de Casamento aos Convidados?


Hoje uma noivinha minha (Cirlei) de data marcada para casar no dia 9 de junho deste ano (2012), me perguntou se já estava na hora de fazer a entrega dos convites. Foi então que me veio a idéia de postar hoje sobre o tempo certo para a entrega dos convites.

Modelo Rústico e muito simpático

1. Com quanto tempo de antecedência os convites de casamentodevem ser encomendados ?
Eu recomendo 6 meses de antecedência, pois há várias etapas que envolvem o processo, como escolha do modelo e papel dos convites, confecção de prova de texto, aprovação do texto, elaboração dos convites, conferência pelo controle de qualidade e entrega dos convites, para que o casal ou a família da debutante ainda encaminhe os convites para o calígrafo. Depois desta etapa vem a distribuição dos convites aos convidados, que deve ser feita pessoalmente e encerrada 1 mês antes. Recomendamos este prazo, portanto, para que não haja nenhum tipo de stress.

Convite pergaminho, na garrafinha

2. Com quanto tempo de antecedência os convites de casamento devem ser entregues aos convidados?
O ideal é que os convites de casamento comecem a ser entregues no mínimo 2 meses antes da data, para quando faltarem apenas 30 dias, a entrega tenha encerrada (prazo para se entregar 100 convites. Para quantidades maiores, o prazo também será maior). Esta antecedência possibilita que os convidados providenciem seus trajes, reservem a data na agenda e se preparem para o grande dia.

3. Como devem ser os textos dos convites de casamento?
Existem várias opções para convites de casamento e cada vez mais as pessoas tentam inovar. A versão mais usada para convites de casamento é a tradicional, quando os pais convidam para o casamento dos filhos (isso porque no passado, os pais bancavam todo o casamento e assim podiam convidar todas as pessoas); uma versão que vem ganhando espaço é aquela onde os Noivos, juntamente com os pais, convidam para o casamento. É um tipo de texto mais moderno, que reflete mais a realidade do casamento atual, quando todos contribuem financeiramente para que o casamento se realize. Existem ainda outras possibilidades menos ou mais formais para convites de casamento, como a adição de frases especiais; enfim, todas são corretas, desde que todos os dados do casamento estejam claros e que os convidados possam sentir o verdadeiro significado dos convites de casamento.

Modelo Tradicional
4. Se um dos pais é falecido, devemos mencionar o nome nos convites de casamento?
Sempre desejamos mencionar os nomes dos pais nos convites de casamento, mas se a pessoa é falecida, ela não tem meios para convidar para o casamento. Assim, sugerimos que se coloque a expressão i.m. (in memoriam) nos convites, ou ainda se coloquem os noivos convidando com a bênção de seus pais nos convites de casamento, sem que se mencionem os nomes. Desta forma todos os pais estarão sendo homenageados nos convites de casamento.

5. Qual deve ser o tipo de letra escolhido para o texto e as iniciais nos convites de casamento?
A fonte escolhida para os convites deverá combinar com o estilo dos convites. Convites formais (como convites de casamento tradicionais) pedem fontes clássicas, já eventos informais, com convites especiais e diversos, podem pedir fontes mais descontraídas, mistas e até coloridas.

6. Qual o prazo de entrega dos convites de casamento?
Dependerá do modelo do convite escolhido. Outro ponto importante é o tipo de papel escolhido para os convites, variando entre 10 e 20 dias úteis após aprovação do texto dos convites.

Modelo alternativo
Modelos divertidos e animados


Lembrando que o formato, o estilo e o modelo de seu convite de casamento, (podendo ser uma caixinha com flores, uma envelope pink com verde cheguei, uma garrafinha de vidro com um pergaminho, ou um convite tradicional todo branco com letrinhas prata), podem variar, mais o importante no convite é deixar claro que o seu convite deve "dar ideia" ao seu convidado de como será o perfil e estilo de seu casamento, com data, local e horário bem explicados!

Modelo caixinha com flores


Por hoje é só pessoal, até o próximo post! Aguardo comentários e sugestões!!! 
Um beijo!!! Lorena Hombre

5 comentários:

Iara disse...

para mim o com estampa floral na parte de dentro do envelope é o mais lindo de todos....
bjão

Lorena Hombre - Cerimonialista disse...

Ei amada, obrigada pela visita e pelo comentario!!! Ele é perfeito mesmo!!! Um beijo

Iara disse...

oiiii
olha eu amei o seu comentario, fiquei me achando a blogueira.kkkk respondendo suas pergunta. sou de brasilia e tbm sou nova nesse negocio de blog. a verdade é que esse é o meu primeiro blog, e só a partir de janeiro desse ano qeu eu fui aprender mesmo a postar. ainda estou na fase de aprender. mas o que faço e ir em gerenciar conta, e na aba design tem como vc adicionar qq coisa que queira. são os chamados gadget. vc vai em adicionar gadget e pode colocar imagens de fundo, textos, contador de visitas, postagens mais populares, enfim, tudo que quiser. dai eu vou por tentativa e erro, coloco algo, vejo se ficou bom... vou testando. o que não gosto volto e excluo.... tem que ir brincando de "arrumar" o blog. aos poucos vc vai pegando o jeito. qq duvida me mando um email ou comentario que vou tentando ajudar com o pouco q sei.
bjão

Diane disse...

Olá, tem que ser encomendado com bastante antecedencia mesmo, eu encomendei uns dois meses e meio antes do meu casamento e foi um stress só. A Jorgea Convites me entregou as fitas de fechamento tão mal feitas.. horríveis!! Excesso de cola, emendas aparecendo e desfiando.. que ela teve que refazer (isso mesmo ela descolou e colou de novo reaproveitando as fitas que se compra a 5 reais 10 metros). Ouvi tanta desculpa e tanto descaso que no final ainda ouvi da funcionária aos risos e ironica: Ficou daquele jeito pois fizemos as pressas!! Putz paguei quase 1000 reais por 150 convites. O convite ficou simples e bonito, mas não valeu a pena a dor de cabeça. E tenho fotos e vídeos que comprovam. Um absurdo. Abraço.

Anônimo disse...

bom dia,por gentileza quem fez o convite de pergaminho na garrafinha (com fundo lilás),me passe contato..grata !

Postar um comentário

Deixe seu recado, vou adorar l!!!!


topo